De origem Navajo-Ute, uma linhagem indígena americana, Nakai é com certeza um dos nomes de maior expressão no cenário da música étno-alternativa mundial.
Começou sua carreira musical estudando trompete, instrumento que teve de abandonar por causa de um acidente de carro que acabou com sua embocadura. Seu interesse musical mudou, quando ganhou de presente uma flauta no estilo nativo-americano sendo desafiado a toca-la.
Essa brincadeira deu ótimos frutos expressos em mais de 35 álbuns, entre solos, parcerias e documentários. O 1º álbum foi CHANGES pelo selo Canyon records, em 1983. Trabalhou com Paul Horn, William Eaton, Philip Glass, Peter Kater, Nawang Khechog, entre outros. Nakai também se aventurou em outros estilos, como o jazz por exemplo, em seu album Kokopelli's cafe.
Foi músico convidado na trilha sonora composta por Peter Kater para o documentário: "How the west was lost".
Ganhou diversos prêmios tais como: Best traditional folk album - 1994; Best new age album - 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2008. Conseguiu 2 discos de ouro, por vender mais de 500.000 cópias por Canyon trilogy e Earth Spirit.
Creio que as credenciais de Nakai já dizem muita coisa. Sou meio suspeito para falar sobre seu trabalho, utilizo seus cds em minhas aulas até hoje, e creio que usarei por muito tempo. Minha vida tem como trilha sonora, muita coisa de R.Carlos Nakai. O som de uma flauta nativa americana é inconfundível, e tenho certeza de que o estilo desse Mestre da flauta também é.
Abaixo listo alguns bons álbuns:
Journeys - 1986
Inner Voices - 1999
In a distant place - 2000
Kokopelli's cafe - 1996
Our beloved land - 2005
Para aqueles que conhecem: Divirtam-se. Para os que não conhecem: Sejam bem-vindos a um fantástico universo musical: R.Carlos Nakai.
Uma pequena curiosidade: Dificilmente você vai encontrar algum site dizendo o que quer dizer o "R", em R.Carlos Nakai, mas é a abreviação de "Ray".
Fonte website: http://www.rcarlosnakai.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário